Muita gente hoje em dia está cada vez mais atrás de coisas que sejam boas para o meio ambiente e é claro, que sejam econômicas, praticas e que funcionem bem no dia-a-dia, pois para muitas pessoas algumas atitudes sustentáveis são mais difíceis de serem tomadas, como por exemplo deixar de usar o carro ou a moto, ou até mesmo tomar um banho mais rápido. Porém ajudar o meio ambiente está ao alcance de todos nós, por isso hoje, em nossa matéria falaremos sobre o sabão ecológico, ou o sabão caseiro, e separamos aqui duas receitas bem fáceis, para você reaproveitar o óleo de cozinha, economizar dinheiro, ter um excelente produto e que limpa de verdade!
Já no caso do sabão ecológico ou sabão caseiro, a receita é composta por três ingredientes principais: gordura (vegetal ou animal), soda cáustica e água. Depois desses três itens básicos, existem diversas receitas que incluem ingredientes variados, como álcool, sal, corantes e aromas. Aqui nós vamos ensinar duas receitas básicas e bem fáceis de fazer. Veja como é simples e escolha qual é melhor para você fazer em sua casa! E lembre de passar as receitas adiante, e assim garantir que ainda mais pessoas possam reaproveitar o óleo e assim não agredir o meio ambiente!
Sabão caseiro de garrafa:
- uma garrafa pet de 2 litros
- funil
- 1 litro e 200ml de óleo de cozinha coado
- 200ml de água
- 200ml de soda cáustica líquida
Preparo – coloque dentro da garrafa com a ajuda do funil o óleo, a água e a soda. Mas lembre-se de que deve ser nesta ordem. Caso queira adicionar 20ml de essência, misture a essência na água antes de colocar na pet. Tampe bem apertado e agite a garrafa por cerca de dez minutos. Deixe descansar por vinte minutos e com muito cuidado abra a garrafa, lembrando de manter um distancia do rosto. Vá abrindo aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formaram dentro da garrafa e não tampe novamente. Deixe descansar por três dias, corte a garrafa e depois corte o sabão no tamanho que você quiser.
Sabão caseiro tradicional:
- 1 litro de água
- 1 quilo de soda cáustica
- 5 litros de óleo coado