segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como fritar alimentos com óleo


Para confeccionar pratos de alimentos fritos use uma frigideira com rede ou uma fritadeira eléctrica com termóstato incorporado para conseguir regular a temperatura.
O óleo
Para fritar necessitamos de um óleo de boa qualidade: o óleo de girassol ou de milho são os melhores para confeccionar alimentos fritos. Deve-se colocar na frigideira uma boa quantidade de óleo que dê para encher até um terço dela. Depois basta aquecer em lume brando.
A temperatura ideal
Para verificar se a temperatura do óleo está no ponto para uma fritura perfeita existe uma forma bastante prática : deite no óleo quente um pedaço de pão tostado, se este ficar rapidamente alourando é sinal de que o óleo esta pronto para fritar. Esta prática é somente aplicada para quem não tem um fritadeira com termóstato. A temperatura ideal para  fritar é de 190 ºC .
O tempo da fritura
O tempo de fritura pode variar em função do tamanho e do tipo de alimento a preparar. Existem alimentos que já estão previamente preparados e por isso o tempo de fritura é bem menor do que aqueles que são preparados por nós. As batatas fritas congeladas por exemplo necessitam de menos tempo de fritura do que as batatas cortadas e preparadas em casa por nós.
Fritos com revestimento
Para fritar peixe é necessário revesti-lo com com farinha, ovo ou pão ralado. O frango também deve ser revestido para não se agarrar à frigideira com estes ingredientes. Além de ajudar na fritura, o sabor fica mais intenso e saboroso. Quanto ao tempo o peixe pode ficar frito entre 5 a 10 minutos e o frango fica frito num espaço de 15 minutos
Como fritar batatas
Para que as batatas fiquem bem fritas e douradas, deve antes de as colocar na frigideira, secá-las com papel absorvente de cozinha para retirar toda a humidade da água, para que o óleo não salpique por excesso de água. Depois de frita coloque-as sobre o papel absorvente para que fiquem bem secas do óleo. Depois frite-as uma segunda vez mais 1 minuto ou dois e repita o processo de secagem. As batatas irão ficar douradas e estaladiças.