sábado, 23 de fevereiro de 2013

As duas escadas do SUCESSO!



Texto elaborado pela Diretora Cláudia Leme baseado no treinamento de novas iniciadas dado pela diretora Nacional Maria de Los Angeles.

TREINAMENTO DE NOVAS CONSULTORAS 
 

-Introdução: 
Um pouco da história da Sra. Mary Kay. Empresária do século, recebeu prêmios e destacou-se graças à sua coragem e empenho. Ela nos mostra que apesar de todos os desafios de sua vida, nunca deixou de ir em frente. 
 
 
-A diferença entre MK e as outras empresas: 
Na maior parte das outras empresas, as vendas são feitas através de catálogos. Além disto, se ter um cargo mais alto e liderar equipes, precisa ser nomeado para ele, e terá um território específico e limites de ganhos. Na MK todas nós temos as mesmas oportunidades, e trabalhando dentro das regras da companhia, não temos limite para onde podemos chegar. Uma outra coisa especial nesta companhia é o fato de podermos oferecer à nossa cliente a oportunidade de provar os produtos antes de comprar. Não somos vendedoras de catálogo, somos consultoras profissionais. Por isto devemos assumir nosso negócio profissionalmente desde o início, nos dedicando a ler tudo o que vem no showcase, e manter sempre um caderno à mão para anotar as dúvidas.

-As duas escadas: 
Temos duas escadas em MK: A escada das vendas e da carreira executiva.
A escada das vendas: A escada das vendas deve ficar embaixo, pois elas são o alicerce do nosso negócio, ele está sustentado nas vendas.
Cada degrau da escada das vendas corresponde à pontuação de um trimestre no desafio trimestral ( safira, rubi, diamante e esmeralda). Como nosso negócio é baseado na recompra, se você está fazendo direitinho o sistema MK, naturalmente aumentará suas vendas no próximo trimestre, de forma que a cada trimestre estará subindo um degrau.
 

A escada da carreira.
 Precisamos olhar nosso negócio dentro de toda a sua grandeza. Mary Kay é um estilo de vida, não é apenas “vender creminhos”. Temos que aproveitar a carreira, e seguir a escada da carreira executiva passo a passo. É preciso visualizar desde o princípio todas possibilidades dentro da MK em sua amplitude. É importante estar consciente de todos os níveis e degraus. E temos que estar sempre subindo, não podemos nos acomodar em nenhum deles.  Primeiro me torno consultora senior, depois red jacket e começo a ganhar 4%, e assim vou crescendo. A Sra. MK dizia que é preciso fazer isto depressa, pois dentro do perfil independente do nosso negócio, precisamos ser rápidas para evitar a tendência ao comodismo. Fazendo desta forma, em 6 meses de trabalho você pode entrar em qualificação para tornar-se diretora. Na escada da carreira, compartilhando, começamos a exercer a liderança.

Deste modo: as vendas são nosso alicerce, pois as pessoas que são nossas clientes vão recomprar, nos recomendar e podem se tornar consultoras também
( por isto devemos considerar a sessão como um meio para se fazer a carreira). As vendas são nosso presente, enquanto os inícios são nosso futuro.
Precisamos fazer as duas coisas. Se não fizermos sessão, não podemos ensinar para as nossas consultoras nossa forma de trabalhar. Esta é a mercadotécnica da MK, você vende e seleciona as primeiras pessoas que farão parte do seu time,. E aí você começa a subir as duas escadas. Ganhamos dinheiro vendendo o sistema básico e a oportunidade.

-Sentido de urgência:
Muita gente vai bem até o nível de red jacket, e depois começa a achar que as pessoas devem trabalhar para elas, e não é assim que funciona MK. Somos independentes, e esta é umas das características mais importantes do nosso negócio. Por isto temos que ser rápidas, ter um sentido de urgência.

-A sessão: 
A sessão deve ter de 3 a 6 pessoas. Quando estamos fazendo nossa sessão de beleza, temos que estar conscientes que não somos dermatologistas, cosmetólogas nem maquiadoras. Se pretendermos fazer qualquer uma destas coisas, estaremos perdendo tempo. Nosso papel é apenas ensinar os cuidados com a pele e o básico de maquiagem (só 15 minutos dedicado à maquiagem). Este negócio é realmente simples e é assim que devemos fazê-lo. Quando começamos a pretender sermos maquiadoras, por ex. passamos a perder tempo e perder o foco do negócio, e não vamos a lugar nenhum. O que é prioridade na sessão são seus 3 objetivos:
1. AGENDAR. Conseguir 1 ou mais sessões a partir daquela. Vou oferecer algo além das vantagens em produtos da anfitriã ( um brinde por ex) para aquelas que nos próximos 5 dias organizarem uma sessão para mim. Levar a agenda para agendar na hora.
2. RECRUTAR. Observar as pessoas para avaliar quem está precisando de MK em sua vida. As participantes da sessão já receberam uma primeira capacitação e serão as melhores iniciadas. Dar a elas o folheto oportunidade e no dia seguinte fazer a entrevista.
3. APRESENTAR OS PRODUTOS E VENDER. Não cair na tentação de vender por catálogo, se eu quiser fazer isto, estou na companhia errada.

-Tempo e dinheiro:
MK é um negócio e não um trabalho. E todo negócio precisa tempo e dinheiro para ir para frente. Não existe no mundo um negócio que funcione sem estes dois fatores. Se você quer ter sucesso em MK, precisa dedicar tempo ao seu negócio. Devemos estar alertas para que a grande vantagem que temos, que é a liberdade de horário e não ter chefe, não se volte contra nós. Se você é capaz de se dedicar tanto para fazer um negócio que não é o seu dar dinheiro (como é o caso de um emprego tradicional), porque não fazer o mesmo com o seu próprio négocio? Você pode ter sucesso fazendo MK meio período, se tiver disciplina. Isto é possível desde que você respeite seu negócio e seu tempo, com disciplina e seridade, dedicando a ele o tempo que ele precisa, determinando seus horários e os respeitando.  Seu negócio é como uma loja, e é preciso abri-la todos os dias. Se eu deixo de fazer o meu negócio, se não respeito o meu tempo, deixo de mudar vidas.  Em MK você determina que tipo de loja quer ter, se quer ter uma pequena lojinha, com uma pequena rentabilidade, ou uma grande loja, com um grande lucro. Isto só você pode decidir.
Investimento: A primeira coisa que você precisa fazer é comprar produtos já. O melhor investimento que você fará em sua vida, sua galinha de ovos de ouro, é o dinheiro que você investirá neste negócio. Aproveite a vantagem do pedido de 40% para ter produtos à pronta entrega, pois isto aumenta muito as suas vendas. O ideal é fazer um pedido por semana.
Organize seu dinheiro em duas carteiras, separando uma só para MK, para manter suas finanças organizadas.

- A importância de seguir em frente:
A cada 10 pessoas que vocês colocarem, 1 vai ser ótima, 3 vão ser muito boas, 6 não vão querer assumir seu compromisso e infelizmente vão acabar saindo da MK. E por isto este mundo está como está. Mas o importante é continuamente continuar abrindo o seu negócio e trazendo novas pessoas. É uma pena para as pessoas que ficam para trás, mas é escolha delas não ter optado por fazer o esforço necessário.
Façam seu trabalho ser divertido. Nesta companhia podemos expressar sentimentos e sermos nós mesmas, com a vantagem de que as duas escadas estão abertas para todas que estiverem dispostas a sonhar e colocar seriedade suficiente. E se vocês souberem investir seu tempo e seu dinheiro neste negócio, vocês irão longe.  Estudar muito é fundamental, trabalhar muito também, mas a satisfação que você terá nesta companhia é algo muito além do dinheiro, e é  algo  que você não encontrará em nenhuma outra.
 
“ Todos temos 3 opções, ver passar o trem do sucesso, subir no trem do sucesso, ou ser atropelados por ele. “