quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BOMBONS DE CUPUAÇU



Atualizando...
...voltei para dizer que consegui deixar 2 bombons para hoje e que ficaram açucarados sim, como eu queria, iguaizinhos aos de Rondônia. 13/08/2012

Nunca vi cupuaçu ao vivo e em cores, dessa fruta só conheço a polpa congelada e o sabor exótico que muito me agrada. Já publiquei aqui no blog a receita de mousse de cupuaçu e também já provei o M A R A V I L H O S O bombom de cupuaçu que meu amigo Maurício trazia de Rondônia. Aliás, dia desses conversando com ele pelo face, ele disse que vai me mandar. Aguardo ansiosamente, mas a vontade era tanta que decidi tentar fazer em casa.
O resultado? Foi muito bom, melhor do que o esperado já que tenho calafrios só de pensar em mexer com chocolate derretido e toda a meleca que costumo fazer quando faço uso dele.
É muito fácil e não necessita de grandes habilidades (se eu consegui qualquer um consegue rs). São apenas 3 etapas mas não se assustem, quase não dá trabalho.

Bombons de Cupuaçu (rendimento 20 bombons)

Ingredientes:

Para o recheio de cupuaçu:
200g de polpa de cupuaçu congelada
200g de açúcar

Coloque em uma panela e leve ao fogo mexendo até formar um doce com cosistência de geléia. Vá experimentado porque ele endurece bastante depois que esfria. Eu testo colocando um pouquinho do doce em uma travessinha de metal e levo ao freezer por alguns minutos (melhor contar em segundos, é rapidinho mesmo) para ver a consistência depois de frio. Reserve e deixe esfriar.

Obs. Sobrou um pouco de geléia mas não sei se 100g seriam suficientes.

Para o recheio de brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa (rasa) de manteiga sem sal.

Leve ao fogo em uma panela mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (igual a massa de brigadeiro). Reserve e deixe esfriar.

Cobertura:
250g de chocolate ao leite derretido

Agora a montagem:

Pegue aproximadamente 1/2 colher de sopa do brigadeiro branco, passe no açúcar e achate na palma da mão. Depois acrescente aprox. 1 colher de café de doce de cupuaçu em cada disco.
 Feche os discos formando bolinhas e passe novamente pelo açúcar.
 Banhe cada docinho no chocolate derretido. Aproveitei para estrear o meu garfo próprio para bombons que comprei há uns 3 anos. (nem sei se sei usar direito) rs.
 Deixe escorrer o excesso de chocolate e coloque o bombom sobre uma folha de papel manteiga, pois depois de secos fica fácil de retirar do papel.
Deixe secar e aproveite essa delícia. A diferença para o bombom de Rondônia é que o de lá tem o recheio mais sequinho ou açucarado e lembra doce de leite. Alguém aí tem o segredinho do bombom feito no norte do país? Talvez se conseguirmos deixar esses que eu fiz descansarem por uns 2 dias eles fiquem açucarados também, mas...sei não se será possível. rsrs. Ficaram deliciosos.
bjs a todos e um excelente dia dos pais.
http://adorocrochet.blogspot.com.br/2012/08/bombons-de-cupuacu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário