sexta-feira, 8 de julho de 2011

Feijão - passo a passo

 


   Todos os dias uma nova receita da nossa cozinha. Aqui nem tudo é virtual! Todas as nossas receitas são testadas. Até quem nunca entrou na cozinha vai perder o medo do fogão. Você encontra o cardápio ideal para as mais variadas ocasiões. Peso Pena As dicas da chef Rita Lobo, não deixe de conferir Esta é a sessão da comunidade que troca receita. Shopping Fale Conosco

Tipo de Cozinha
Básica, Brasileira, Caseira, Vegetariana  
Categoria
Prato principal, Base, Acompanhamento  
Serve
10 porções  
Grau de dificuldade
Fácil  
Tempo de preparo
1h  
Autor
Panelinha  
e-mail
panelinha@ig.com.br  

Ingredientes:
½ kg de feijão
1 cebola grande, picada
4 dentes de alho, cortado
3 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
sal, a gosto

Clique na imagem para ampliá-la
Modo de preparo:
1. Deixe o feijão de molho em água por 6 horas. Enquanto pica o alho e a cebola.
2. Escorra o feijão e coloque dentro de uma panela de pressão.
3. Coloque água na panela, sete dedos acima do feijão.
4. Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar. Quando a panela começar a apitar, conte 45 minutos. Desligue a panela e espere ela parar de apitar. Retire a tampa embaixo de água corrente e verifique se o feijão está macio. Caso precise cozinhar mais, confira a quantidade de água ainda existente na panela (deve ter quatro dedos acima do feijão, se não tiver, coloque).
5. Quinze minutos depois, confira novamente se o feijão está bom. Mas fique atento: se na primeira vez que você provou, o feijão estava quase bom, talvez os 15 minutos sejam excessivos; se ainda faltava muito para chegar no ponto, deixe cozinhar por mais tempo. Se você preferir, nesta etapa, deixe a panela destampada, assim fica mais fácil de ir acompanhando o cozimento do feijão (prove de vez em quando).
6. Quando o feijão estiver cozido, desligue o fogo e reserve (não escorra). Leve uma outra panela com o azeite ao fogo e deixe esquentar. Junte a cebola e o alho e mexa até dourar.
7. Acrescente as carnes (que são opcionais), a folha de louro e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Junte o refogado na panela com feijão e misture. Deixe cozinhando.
8. Separe ¼ de feijão da panela e amasse bem com um garfo.
9. Junte essa “papa” na panela que está no fogo. Tempere com sal e se quiser com a salsinha.
10. Deixe ferver e desligue. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário