sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ponto Russo Passo a Passo


Como prometi, aqui esta o PAP (Tutorial) de Ponto Russo, escolhi um grafico rico em cores pq quero fazer uma almofada para o escritoriozinho aqui de casa, entao, meninas, maos a obra!
Você vai precisar:
· Agulha própria para ponto russo n°10
· Passa linha (longo)
· Bastidor de fixação do tecido
· Linha para bordar
· tesoura
· risco (que pode ser qq desenho com cortorno apenas)
· lápis
· termolina leitosa
· pincel
· tecido, que pode ser toalhas para bordar, panos de prato, ou qq outro tecido, eu costumo aplicar no avesso, um tecido aderente(com ferro elétrico), aquele branco que se usa para fazer gola de camisa(nao sei como se chama), pois assim o tecido fica mais rigido e facil de bordar, usso pricipalmente se o avesso ficara escondido, como no caso de uma capa para almofada, ou roupa (camiseta, jeans) mas tem quem nao use nada.


1 – risque o motivo pelo avesso do pano, em caso de palavras ou letras, faça atenção, se deve escreve-las ao contrario( nao o fiz, por isso tive que apagar e refaze-lo).

2 – estique bem, muito bem o tecido no bastidor com o risco voltado para cima, pois o trabalho do bordado sera feito no avesso, mas o resultado vem no direito.
3 – corte +/- 1metro de linha (eu uso a mesma de ponto cruz), a separe em meadas de dois fios e coloque a linha na agulha, introduzindo o "passa linha" da ponta para a outra extremidade maior da agulha. No topo da agulha saira a ponta do "passa linha", coloque a linha (dois fios) e puxe devagar . A linha saira na ponta da agulha, agora passe outra vez o passa linha no furinho da ponta (de de fora para dentro), coloque a linha e puxe outra vez a linha para fora do buraco da agulha. Deixe mais ou menos uns 3cm de linha na ponta da agulha. Normalmente, qd se compra a agulha, vem tb a explicaçao de como se coloca a linha.








4 – comece a bordar a partir das bordas do desenho, enfiando a agulha no pano(para o primeiro ponto, segure com o outro polegar, a ponta da linha) e tirando-a sem levantar muito a ponta do pano, repita a operação seguindo o contorno do desenho de fora para dentro, atenção para nao enroscar a linha que sobra fora da agulha, pois assim se estraga o trabalho. A ponta diagonal da agulha deve estar sempre direcionada para a frente do trabalho que fara o traçado do bordado (o furinho deve estar virado pra vc e a abertura maior da ponta da agulha, deve caminhar pra frente). Inicie fazendo todo o contorno e continue fazendo o preenchimento do risco, sempre contornado por dentro o bordado ja feito. Todas as vezes que acaba a linha, normalmente sobra a ponta, ou do lado do avesso, ou do bordado, deixe para corta-la, ou seja, dar o "acabamento", somente depois que finalizar o trabalho.
(avesso do trabalho, onde vc vai bordar)
(lado direito do trabalho)



5 – depois de pronto, com uma tesourinha boa, corte as pontas de fios que possam ter sobrado(com cuidado para nao desfazer o bordado), passe com um pincel, termolina no avesso da figura (onde vc trabalhou), é para fixar os pontos, pois neste bordado não existe arrremate, deixe secar bem.



Obs: Como podem ver pelas fotos, o trabalho nao è completo, mas como eu queria publicar logo esse Passo a Passo, publicarei o trabalho completo depois, mas a base do Ponto Russo è essa e com isso vcs poderao fazer qq trabalho.

DICAS

*Eu uso a mao direita para trabalhar, assim sendo, faço com que o fio restante que deve entrar na agulha conforme o andamento do bordado, passe por cima da minha mao e cai do meu lado direito, assim nao corro o risco de prender o fio e estragar o trabalho ja feito.
*Aquele pedacinho de plastico branco que se vem na ponta da agulha, è importantissimo para o trabalho, por isso, atençao para nao perde-lo, pois sai com facilidade. Eu o fixei com uma gotinha de cola quente.
*Nao aconselho bordar em malha, è muito dificil a fixaçao dos pontos, por isso se pode bordar em outro tecido e depois aplica-lo onde quiser com cola de tecido.


Beijocas e bom trabalho a todos!
Bell
pegue a sua no TemplatesdaLua.com