domingo, 5 de maio de 2013

Como fazer uma casa com palitos de picolé


Como fazer uma casa com palitos de picolé

Posted on 
  • terça-feira, 20 de março de 2012
  • by 
  • Vilma
  •  in 
  • Marcadores: 
  • Este é um artesanato simples, feito não com o objetivo de comercializar, mas só de passar um tempo com as crianças e se divertir. A garotada pode montar sua própria vila com casinhas, escolas, vendas e o que mais a imaginação permitir. Para fazê-la é preciso de um pouco de paciência, já que é preciso esperar a cola secar e a casa é feita em diversas etapas, mas é um trabalho que qualquer pessoa pode fazer. O resultado é uma casinha simples e bonitinha, que com certeza vai render muitas brincadeiras.


    Materiais Utilizados:

    - Palitos de picolé
    - Cola branca
    - Tesoura
    - Pedaços de tecido (opcional, para enfeitar)

    Modo de fazer:

    1º Passo - Passe cola nas laterais dos palitos e cole-os, um ao lado do outro, formando uma placa. Depois cole mais dois palitos no sentido oposto ("deitados"), um na parte de cima e um na de baixo. Isso fortalecerá a placa deixando os palitos mais firmes.



    2º Passo - No total, você deve fazer cinco placas como as mostradas acima. Em uma delas faça uma porta e em outras se quiser faça janelas. Para isso, corte os palitos antes de colá-los. Pode fazer também cortinas colando retalhos de tecido.




    3º Passo - Faça quatro vigas com palitos. Para fazer cada viga, cole quatro palitos um em cima do outro. Escolha uma placa para servir de base (chão) e cole uma viga em cada canto dela. Agora é só passar cola nas vigas e colar as paredes apoiadas nelas.



    4º Passo - Para o telhado, faça uma armação com quatro palitos como na primeira foto abaixo. Depois vá diminuindo gradualmente o tamanho dos palitos "deitados", e colando os que estiverem no outro sentido cada vez mais próximos, até restar um palito só no topo, veja nas fotos.





    5º Para finalizar, cole o telhado na armação da casa.


    Dicas da Vivi:

    - Tenha paciência e espere sempre a cola secar direitinho. Se a cola não estiver bem seca os palitos podem sair do lugar e ficar tortos.
    - Capriche no acabamento, uma boa pintura ou verniz vão dar vida à casa.
    - Use a criatividade para fazer detalhes para a casa. Uma porta pode ser feita facilmente colando palitos lado a lado. Para que ela abra e feche, use fita de cetim ou tecido para colá-la na parede. Faça jardins e outros detalhes para deixá-la mais bonita.
    - Com pequenas variações pode-se fazer vendas, escolas e outros estabelecimentos para a sua cidade. É só usar a imaginação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário