sábado, 7 de maio de 2011

Housekeeping 6S


Atualmente, o programa de 5S ganhou um novo item e por isso, passou a ser
denominado 6S, esta nomenclatura, devido todas as técnicas, iniciarem com a letra S,
conforme segue:
- Senso de Utilização;
- Senso de Ordenação;
- Senso de Limpeza;
- Senso de saúde;
- Senso de autodisciplina;
- Senso de servir.
Novo senso “Servir”
Este novo senso foi criado, com intuito de complementar os cinco já existentes
no programa. Após organizar, arrumar, limpar, manter e disciplinar houve-se a
necessidade de algo mais, algo que realmente envolvesse as pessoas, de modo que elas
se ajudassem.
Visto que estabelecendo regras, a tendência das coisas darem certo vinha
aumentando, houvesse então a necessidade de criar algumas normas, também para o
relacionamento entre os envolvidos.
O senso servir foi criado justamente para gerar nos envolvidos do programa, a
necessidade de ajudar uns aos outros, apoiando o comprometimento, não apenas com o
espaço físico, mas entre as pessoas.
Servir, como todos sabem, é dedicar-se a algo ou
alguém, dar um pouco mais de si, sem esperar nada em
troca.
Este senso tem este objetivo, influenciar as
pessoas, para que se sintam bem ajudando umas as outras
no processo, sem esperar que a outra parte faça a mesma coisa.
Esta regra aproxima a equipe e torna as pessoas mais solidárias e
companheiras, não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal, já que
também passa a ser um hábito.
O senso servir influencia também o relacionamento com o cliente, fazendo com
que todos gerem qualidade no atendimento, executando atividades que tragam
benefícios ou satisfação para o cliente, como se estas características fossem vendidas
com o produto.
A satisfação é lema principal do senso de servir.
Para implantá-la é necessário que as pessoas deixem de lado hábitos egoístas,
que gerem preguiça e conflitos. A regra básica é que todos sejam prestativos, e atendam
seja lá quem for funcionário, cliente ou fornecedor, com educação, respeito e boa
vontade.
Atualmente, não existem muitas publicações a respeito do sexto senso, mas
empresas que já o implantaram, estão cada vez mais satisfeitas com os resultados.
“Servir é executar as atividades visando proporcionar benefícios àqueles a quem
servimos”
Utilizar de boa vontade, simpatia, educação e respeito para atender um cliente
ou simplesmente para trabalhar em conjunto com um ambiente agradável, limpo e
organizado, traz benefícios grandiosos para a empresa, cooperando para que os clientes
sintam-se cada vez melhores e mais satisfeitos, ganhando em vantagem competitiva e
aumento da lucratividade.