domingo, 1 de maio de 2011

O Crochê


A base fundamental do trabalho em crochê é uma laçada ou ponto, apertado por um nó que forma o primeiro ponto do trabalho. Esta laçada é executada exatamente como o primeiro ponto de montagem de um tricô. Não apertar demais esta laçada, para que a agulha possa escorregar facilmente nela.
POSIÇÃO DAS MÃOS
Segurar o trabalho com a mão esquerda, entre o polegar e o dedo médio. O fio está sobre o indicador e o dedo médio, embaixo do anular e novamente no mínimo. Segurar a agulha com a mão direita, como num lápis. entre o polegar e o indicador, apoiando-a no dedo médio.
CORRENTINHA
Já tendo um ponto, na agulha, fazer uma laçada, passando a agulha embaixo do fio e depois por cima, puxando o ponto conseguido, através do ponto da agulha. Temos um ponto chamado correntinha e que fica na agulha. Para fazer uma correntinha simples, repetir a operação até conseguir o número de pontos desejado. O último ponto sempre fica na agulha.
CORRENTINHA DUPLA
Fazer 2 correntinhas; introduzir a agulha no ponto do início; em seguida *fazer uma laçada, puxar 1 ponto, laçada e passá-la através dos 2 p. da ag.*.Para continuar a correntinha, introduzir a agulha no ponto da esquerda e recomeçar a explicação de *até*.
PONTO BAIXÍSSIMO
Numa correntínha: * introduzir a agulha em um ponto; fazer uma laçada e puxá-la através do ponto da agulha*. Os pontos sucessivos, chamados "pontos superiores", formam novamente uma correntinha.
PONTO BAIXO
* Introduzir a ag. em um ponto, laçada, puxar o ponto, laçada, puxá-Ia através dos dois pontos da agulha*.
PONTO BAIXO TORCIDO
* Introduzir a agulha em um ponto, uma laçada (pegando o fio por cima com a ag.). puxar o ponto, laçada, puxá-la através dos dois pontos da agulha *.
MEIO PONTO
Em uma corro * fazer uma laçada, introduzir a agulha num ponto, laçada, puxar o p., laçada e puxá-la através dos três pontos da agulha *.
PONTO ALTO
Em uma correntinha, fazer 2 correntinhas para virar, * laçada, introduzir a agulha em um ponto, laçada, puxar o p., laçada e puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos *.
PONTO ALTO DUPLO OU PONTO ALTíSSIMO
Em uma correntinha: fazer 3 correntinhas para virar, * 2 laçadas, introduzir a agulha, num ponto da correntinha, laçada, puxar o p., laçada, puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através de 2 pontos, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos *.
PONTO ALTO TRIPLO
Como o ponto alto duplo, fazendo 3 laçadas antes de introduzir a ag. na correntinha. Puxar cada vez a laçada através de 2 pontos da agulha, até terminarem os pontos.
PONTO ALTO EM RELEVO
Em uma carreira de pontos altos simples: fazer 2 correntinhas para virar, * laçada, introduzir a agulha entre o primeiro e o segundo ponto alto e fazê-la sair entre o segundo e terceiro ponto alto, láçada, puxar o ponto, laçada, puxá-la através de 2 pontos da agulha, laçada, puxá-la através dos 2 últimos pontos da agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário