sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Porta Retrato de Filtro de Café


Porta Retrato de Filtro de Café

Porta-retrato totalmente reciclado com papelão, jornal e filtro de café usado

Na nossa série de artigos de reciclagem vamos aprender a transformar papelão, jornal e filtro de café usado num lindo porta-retrato. O resultado é tão impressionante que vocês nem imaginariam todos os materiais que eu usei se eu não contasse antes, concordam?

Vamos ver então como fazer o porta-retratos reciclado. Começamos separando o material:


Separe os materiais para o porta-retrato

  • papelão de caixas
  • jornal
  • cola branca
  • cola quente
  • estilete, pincel e tesoura
  • filtros de café usado
Corte o papelão para montar o porta-retrato
Eu usei uma caixa embalagem de papelão. Recortei dois retângulos iguais de 18×22 cm. Num deles eu recortei uma moldura no centro, recuando 4 cm das bordas. Cortei também uma tira avulsa de 22×4 cm que será o suporte do porta-retrato

.

Cole jornal em tiras sobre o papelão
Cortei o jornal em tiras para revestir o papelão. Passei cola branca levemente diluída em água, e fui colando as tiras de jornal. As tiras aumentam a resistência do papelão e facilitam depois a colagem dos filtros de café.
Detalhe de como colar o jornal nas bordasAs tiras também dão acabamento para as bordas aparentes do papelão. Reparem como eu colei o jornal, envolvendo as dobras.
Revestir todas as partes com o jornal


Vejam aqui todas as partes do porta-retrato revestidas com jornal. Deixe secar bem antes de contiuar.
Prepare o filtro de café para fazer o revestimentoPreparei o filtro de café para começar a revestir as partes do porta-retrato. Cortei em tiras para facilitar. Se você  preferir rasgue em formatos aleatórios.
Cole o filtro de café primeiro nas bordas


Comecei a colar as tiras do filtro de café envolvendo as bordas do mesmo jeito que fiz com o jornal.
Depois da primeira etapa as partes estarão assimEu revesti as bordas internas da moldura primeiro, uma das bordas de baixo, por onde ficará a abertura para inserir a fotografia, e também o centro da base onde irá a fotografia. Não continue a revestir com o filtro, porque agora vamos unir as partes.
Cole as partes usando cola quente


Eu uni as partes da moldura e da base usando cola quente por toda a volta externa, menos na parte de baixo onde deixaremos a fresta para as fotos.
Segure firme as bordas até completar a colagem
Segurei firme as bordas até completar a colagem. Preste atenção como as bordas ficam bem alinhadas.
Continue revestindo com o filtro de café


Continuei revestindo com o filtro de café usando a cola branca. Como o filtro é muito poroso ele forma rugas. Para remover facilmente eu uso um saco plástico e vou apertando com firmeza até as bolhas e as rugas sumirem. Funciona super bem para todas as técnicas de decoupagem. Continuei até revestir totalmente o porta-retratos.
Na base eu mantive a fresta para inserir a fotoPreste atenção em como eu deixei uma fresta na base que é para inserir facilmente qualquer tamanho de fotografia. Por isso que lá no início começamos a revestir as bordas antes de colar as partes.
Fixe o suporte no verso do porta-retratoDepois fixei o suporte no verso do porta-retrato também usando a cola quente. Você escolhe a direção que preferir. Eu usei o porta-retrato na vertical

.

Vejam como fica perfeito o acabamento do filtro de café

Depois de totalmente seca a cola usada nessa decoupagem de filtro de café, eu passei uma mão de verniz a base de água fosco. Se você preferir pode usar verniz brilhante. Depois de seco está aí ao lado o resultado incrível dessa técnica que é totalmente reciclagem e fica elegante demais.

Amigos, essa forma de colar o filtro de café usando cola branca é a mesma técnica usada na decoupagem e vocês podem aplicar os filtros em paredes, caixas organizadoras, garrafas e uma porção de outros objetos.
Vocês podem usar essa dica do porta-retratos para presentear um amigo ou familiar ou vocês podem fazer para vender e ganhar um dinheiro extra. O custo é baixíssimo, mas leva um dia inteiro para ficar prontinho e bem feito.

Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/