sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Saiba Como Decorar Uma Bandeja


Fazer artesanato com mosaicos não é tão difícil quanto parece. Muitas vezes você tem até o material nas mãos e não sabe. Um exemplo disso é o mosaico feito com cascas de ovos que vamos mostrar para vocês. Vamos conferir um passo a passo simples de como decorar uma bandeja de MDF usando mosaico com cascas de ovos.
Primeiro, lembre que é preciso preparar as cascas para usar na customização da bandeja. Para isso veja alguns passos para esse preparo:
- Os ovos possuem uma película interna dupla que protege a clara e a gema. É essa película que vai dar mau cheiro nas cascas se não for retirada totalmente. Quando partimos as cascas, observamos elas facilmente.
- Para retirar é muito simples. Deixe as cascas um minutinho no molho com água para manter a película amolecida. Pegue uma pequena ponta e comece a puxar.
- Se a película estiver bem úmida, ela vai sair facilmente.
- Se a película arrebentar, passe o dedo molhado pela parte interna da casca e perceba que ela vai enrolando sob o dedo e saindo facilmente. Faça isso até sentir que a superfície da casca está áspera.
- Quando sentir que ficou áspero, resistente à passagem do dedo, é porque a película foi toda retirada. Sem ela seu projeto não vai mofar nem cheirar mal.
- Nesse momento você pode colorir suas cascas, caso esteja planejando um projeto com cores. Para isso você pode usar corantes alimentícios. É só deixar de molho no corante até adquirir o tom desejado.
- Outra dica é usar o tom natural das cascas, já que temos ovos bem branquinhos e também ovos caipiras mais avermelhados.
Depois disso tudo decidido, é só deixar as cascas secarem bem e começar seu projeto de mosaico. Para isso, é só seguir o passo a passo que vai deixar tudo muito mais fácil.
Como fazer:
1 - Cascas limpas e secas; vamos parti-las em pedaços menores. É só achatar e quebrar.
2 - Lixe sua peça de MDF caso ela tenha asperezas. Lixe bem a bandeja e limpe – a antes de aplicar o selador. Basta uma mão. Deixe secar completamente antes de continuar.
3 - Depois de bem seco o selador, pinte toda a peça com tinta PVA branca. Dê duas demãos deixando secar bem entre elas. Use pincel chato largo. Se inda houver alguma aspereza, lixe novamente.
4 – Dissolva num recipiente, a pasta metálica dourada usando goma laca indiana. A goma laca age como solvente para tornar a pasta mais fácil de aplicar, e também como protetor, depois que seca.
5 - Pinte a parte interna da bandeja com a pasta metálica dourada já diluída. Pinte também as alças da bandeja. Serão necessárias duas demãos para obter um efeito bonito. Se sentir que a pasta está muito grossa, pingue mais algumas gotas da goma laca. Deixe secar.
6 – Pinte as laterais da bandeja com tinta PVA na cor que desejar. Eu escolhi um creme para deixar minha peça bem clássica. Dê duas demãos e espere secar.
7 - Passe cola branca na parte interna da bandeja. É importante usar uma cola de boa qualidade. Cola especial de decupagem também serve. Trabalhe pequenas partes de cada vez.
8 – Usando uma agulha de costura como instrumento, posicione as cascas sobre a cola. A dica é quebrar os pedaços maiores já sobre a cola, aplicando uma leve pressão. Ajeite os pedaços com a agulha para que se forme o desenho do mosaico.
9 - Siga preenchendo a bandeja com as cascas de ovos. Cuide para montar um mosaico equilibrado, com pedaços maiores e menores juntos. Essa etapa deve ser feita com tranqüilidade. Se cansar, pare e recomece mais tarde. Ao terminar aguarde que a cola seque completamente.
10 – Com a cola seca aplique termolina leitosa sobre o mosaico para proteger e dar o acabamento.
11 - Sua bandeja já está pronta para servir. Vejam como ficou delicada. Um trabalho simples, mas que dá um grande efeito final.

A partir dessa sugestão, você pode criar desenhos na sua peça, e com cascas de ovos coloridas, fazer todo tipo de figura como flores, borboletas, desenhos geométricos e o que mais sua habilidade permitir.


Fonte e Fotos: Vila do Artesão

Nenhum comentário:

Postar um comentário