terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Receita Básica de Feijão


Ingredientes:
½ kg de feijão, 1 cebola grande,
picada , 4 dentes de alho, socados, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 folha de louro sal, a gosto.

Preparo:
Deixe o feijão de molho em água por 6 horas. Pique os temperos que serão utilizados (cebola e alho) e refogue-os no azeite, numa panela de pressão.. Acrescente a folha de louro.
Escorra o feijão e coloque dentro da panela. Coloque água quente na panela, sete dedos acima do feijão. Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar. Quando a panela começar a chiar conte 40 minutos. Retire a panela do fogo, coloque-a embaixo da torneira e deixe cair água sobre ela. Levante a válvula até sair toda a pressão da panela (ela deve parar de chiar quando estiver pronta).
Tire a tampa e verifique se o feijão está macio. Caso precise cozinhar mais, confira a quantidade de água ainda existente na panela (deve ter quatro dedos acima do feijão, se não tiver, coloque água quente). Quinze minutos depois confira novamente se o feijão está bom. Se você preferir, nesta etapa, deixe a panela destampada, assim fica mais fácil de ir acompanhando o cozimento do feijão (prove de vez em quando e mexa também). Quando o feijão estiver cozido, desligue o fogo e reserve (não escorra). Deixe ferver e desligue.
Obs. Você pode enriquecer mais esta receita acrescentando ao feijão, na hora do cozimento, pedaços de charque ou rodelas de lingüiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário