quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Massa Folhada 2




Ingredientes

• 2 xícaras -chá de farinha de trigo
• 1 xícara -chá de manteiga gelada
• ¾ xícara -chá de água gelada
• 1 colher -chá de sal


Preparação

1. Peneire a farinha e o sal, sobre uma superfície lisa. Adicione a água gelada, misturando tudo. Aos poucos até a massa dar liga. Amasse bem com as mãos. 

2. Forme uma bola com a massa, envolva em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. 

3. Polvilhe farinha sobre a superfície lisa. Abra a massa sobre ela com um rolo até formar um retângulo, do tamanho de uma forma de 30x40cm.

4.
 Com uma espátula, esparrame a manteiga sobre a massa, mais ou menos 1 colher -sopa. Alise a manteiga com a espátula, deixe um espaço entre as porções. 


5. Dobre a massa, o lado maior, em três partes. Dobre um lado para dentro, e depois o outro por cima. A massa deverá ficar com três camadas. Como um envelope. Leve a geladeira por 30 minutos.

6. Polvilhe novamente a farinha e abra a massa com o rolo formando outro retângulo. Dobre novamente. Leve a geladeira por mais 15 minutos.

7. E por último, abra a massa e forme outro retângulo. Pronto a massa está pronta para ser recheada, conforme a receita.

8. Para assar: Préaqueça o forno. Corte a massa de acordo com a receita. Em uma forma de alumínio, polvilhe com água para untar. Faça vários furos na massa com um garfo, para a massa não estufar ou criar bolhas. Coloque a massa na forma e leve ao forno quente por cerca de 1 hora ou até a massa dourar. Recheie.


Rendimento: 1 Massa folhada.