quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Massa de Pastel




Ingredientes

• 2 xícaras -chá de farinha de trigo

• 1 ovo 

• 1 colher -sopa de óleo

• ½ colher -sopa de aguardente 

• ¼ de xícara -chá de água

• ½ colher -chá sal 


Preparação

1. Bata o ovo com o óleo, o sal, a aguardente, somente até misturar tudo. Coloque a farinha sobre uma superfície lisa. Faça uma depressão no centro e aí coloque a misture. Amasse bem, acrescentando água aos poucos. Deixe descansar por 30 minutos.

2. Separe a massa, em pequenas porções. 2 partes. Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma superfície lisa. Com o rolo de macarrão, abra uma parte da massa, formando um retângulo bem fino. Menos de meio centímetro seria o ideal. Abra um lado, vire a massa, polvilhe, passe o rolo novamente. Se precisar polvilhe mais farinha. Cuidado para a massa não grudar na superfície e não encher de farinha. 

3. Com a massa já aberta. Escolha o formato dos pastéis: 
Pastel em forma de arco.
Fica mais fácil se você fizer círculos sobre a massa. Utilize a tampa de uma panela pequena, ou um objeto circular de mais ou menos 10 cm.
Pastel em forma de quadrado.
Você coloca os ingredientes sobre a metade da massa, deixando 10 cm de espaço entre eles. Dobre a outra metade. Aperte com os dedos, a massa em volta dos recheios formando um quadrado. Com uma faca ou uma carretilha de pastéis, corte os pastéis de mais ou menos 10 cm. Se precisar, aperte as bordas com um garfo levemente.

Pastel em forma de triângulo.
Com uma régua de esquadro e uma faca, Crie um losango sobre a massa. Faça lado de cima de um triângulo, depois complete a parte de baixo com outro triângulo. Sem cortar ao meio. Recheie, dobre o losango no meio. Aperte com a ponta do garfo levemente. E pronto, diferente.


4. Frite os pastéis em óleo quente, suficiente para cobri-los. Utilize uma panela em vez de uma frigideira. Frite-os de 2 ou 3 por vez. Os pastéis devem inchar ao serem fritos. Caso isso não aconteça é por que o óleo está frio ou muito quente.
Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.


Rendimento: 20 a 30 pastéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário