terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tender Maravilha

200 g de manteiga 
1 abacaxi grande cortado em cubinhos
2 xícaras de açúcar
1 copo (tipo americano) de vinho branco seco 
1 tender de aproximadamente 1 1/2 kg
200 g de ameixas pretas
Cravos (opcional

Modo de Preparo: 

Calda de abacaxi

Junte o abacaxi em cubinhos e leve ao fogo até derreter completamente o açúcar e formar uma calda não muito espessa. Deixe a calda escorrer numa peneira.
Lave o tender e enxugue-o. Coloque o tender em uma travessa funda. Misture o vinho com a calda de abacaxi. Envolva o tender nessa mistura e leve à geladeira por 6 horas virando de vez em quando. 

Ponha o tender em uma assadeira. Com uma faca afiada, faça traços em diagonal em toda a superfície, formando losangos de 2 cm e espalhe a manteiga. No encontro dos lozangos enfie os cravos. 

Asse em forno quente por 30 minutos. Regue de vez em quando com a própria gordura e 1/2 xícara (chá) da calda de abacaxi. Asse-o por mais 30 minutos. Ponha o tender na travessa em que será servido.

Na assadeira em que o tender foi assado ponha os cubinhos de abacaxi e leve ao forno por uns 10 minutos, mexendo na metade do tempo.
Coloque metade dos cubinhos de abacaxi de um lado da travessa e a outra metade do lado oposto. Decore com folhas verdes, fios de ovos, ameixas e cerejas.